quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mapa:



Referência: http://www.capecoloureddnaproject.com/African%20Tribes%20Map.jpg

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Seleção de vídeos:

1 - http://www.youtube.com/watch?v=Cw-tHBLMr4U
2 - http://www.youtube.com/watch?v=0GDzZzt2Ups
3 - http://www.youtube.com/watch?v=1WJ5RiaTz4g
4 - http://www.youtube.com/watch?v=V5ibpKAP2Zg
5 - http://www.youtube.com/watch?v=453x-8ZN-rM

Observações: Não conseguimos postar direto os vídeos, então fizemos essa seleção, depois postaremos nossos próprios vídeos, mas achei interessante deixar esses links aqui.


Referência: www.youtube.com.br

Tradição:


Em algumas tribos africanas, as escarificações, marcas feitas com cortes na pele, registram fases importantes na vida de uma mulher. Os cortes são feitos na pele e quando cicatrizam parecem uma renda. Como elas não usam roupas, as cicatrizes tem função estética e servem para deixá-las mais bonitas. Em algumas regiões da Nigéria, as marcas começam a serem feitas cedo a partir dos 5 anos de idade, em partes específicas do corpo, obedecendo uma seqüência. As jovens só são consideradas adultas e aptas para o casamento quando toda a seqüência de desenhos estiverem completas.

Referência: http://bocaberta.org

Cultura:


Uma tribo, a Padaung, de Burma no sudoeste da Ásia, usa anéis metálicos, com finalidades diferentes. Conhecidas como “mulheres girafas”, reza a tradição que o pescoço das mulheres é alongado utilizando anéis metálicos e pode alcançar até 30 centímetros. Esses anéis são substituídos até atingirem a fase adulta. Para o povo Padaung o pesçoço é o centro da alma, é a identidade da tribo, por isso protegem muito bem com os anéis de metal, que também são colocados nos pulsos e tornozelos. Hoje em dia são de latão e cobre, pesando até 12 quilos, são colocados aos 5 anos de idade.


Referência: http://bocaberta.org

Os Bembas


Os Bembas estão localizados na parte nordeste da Zâmbia. São o maior grupo étnico da província do norte da Zâmbia, são conhecidos como um povo da floresta. A localização do Bemba é bem regada. O solo é geralmente pobre, está coberto de mato, árvores baixas e escova. Estas são características comuns de um ambiente de cerrado típico Africano.

Referência: www.wikipedia.com.br

África e as Tribos:

A África é constituida por diversas tribos, grupos étnicos e sociais, algumas com populações de milhares de pessoas, outra com seus grupos pequenos, mas que não escondem sua cultura ou tradição. Alguns países possuem mais de 20 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.
Algumas delas: Afar, Éwés, Amhara, Árabes, Ashantis, Bacongos, Bambaras, Bembas, Berberes, Bobo, Bubis, Bosquímanos, Chewas, Dogons, Fangs, Fons, Fulas, Hútus, Ibos, Iorubás, Kykuyus, Masais, Mandingos, Pigmeus, Samburus, Senufos, Tuaregues, Tútsis, Wolofes e Zulus.

Referência: www.wikipedia.com.br

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dança: Gnawa


A dança Gnawa celebra um ritual da seita de Sufi. Cada ritmo tem muitos significados simbólicos que vão de poderes curativos ao exorcismo.Uma cor específica é usada para cada dança, invocando o espírito da cerimônia, Hadra, o qual é trazido à terra de um outro mundo etéreo.Dançarinos usam roupas brancas e chapéus pretos pesadamente enfeitados com conchas, contas, mágicos talismãs e amuletos. Em pé em linha ou círculo, os músicos mantêm o ritmo com tambores ou batendo palmas enquanto dançarinos executam danças acrobáticas.

Referências: www.wikipedia.com.br

domingo, 22 de novembro de 2009

Curiosidade: Máscaras


A arte africana exprime usos e costumes das tribos africanas. É uma arte extremamente voltada ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos. A escultura foi amplamente usada pelos artistas africanos utilizando o ouro, bronze, marfim e a madeira. As máscaras sempre foram protagonistas indiscutíveis da arte africana. Para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos.
O material mais utilizado é a madeira, embora existam também peças singulares de marfim, bronze e terracota. Antes de começar a entalhar, o artesão realiza uma série de rituais no bosque, onde normalmente desenvolve o trabalho, longe da aldeia e usando ele próprio uma máscara no rosto.

sábado, 21 de novembro de 2009

Curiosidade: Tribo Mursi


Também conhecidos por Murzu, vivem na Etiópia, perto da fronteira com o Sudão. São criadores de gado. O seu dialeto também tem o nome de Mursi. As mulheres são famosas por usarem uns discos de barro no lábio inferior que lhes é colocado quando completam os 15 ou 16 anos de idade, sendo muito semelhantes aos discos encontrados na tribo brasileira Suyá.

Referência: http://prowebpt.com/2009/02/12/5-tribos-do-mundo/

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dança: Rebita


É um género de música e dança de salão angolana que demonstra a vaidade dos cavalheiros e o adorno das damas. Dançada em pares em coreografias coordenadas pelo chefe da roda, executam gestos de generosidades gesticulando a leve cidade das suas damas, marcando o compasso do passo da massemba. O charme dos cavalheiros e a vaidade das damas são notórios; enquanto dança se vai desenvolvendo no salão as trocas de olhares e os sorrisos entre o par são frequentes. É dançada em marcação de dois tempos, através da melodia da música e o ritmo dos instrumentos.

Referências:
http://educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=62

Os Massai

Preservam seus costumes, e estão entre os grupos étnicos mais conhecidos da África. Os Massai preservam muitas de suas tradições culturai. Seu idioma é o Maa. Em 1994, a população Masai no Quênia estava estimada em 453.000 e em 1993, a população Massai da Tanzânia estava estimada em 430.000, tendo uma estimativa de população Massai total de 883.000. As estimativas das populações Massai em ambos os países é complicada devido sua natureza nômade e a eles serem o único grupo étnico autorizado a viajar livremente pelas fronteiras entre o Quênia e a Tanzânia.

Referência: www.wikipedia.com.br

Tribo Basotho


Os ancestrais do povo Basotho viveram na África Austral, desde o 5° século. A nação Basotho emergiu da diplomacia realizado de Moshoeshoe eu que reuniu os clãs diferentes de Sotho-Tswana origem que se dispersaram por toda a África do Sul no início do século 19. Hoje a maioria vive na África do Sul, em um país chamado Lesoto.

Referência: www.wikipedia.com.br

Tribo Zulu


Guerreiros, ofereceram dura resistência a dominação inglesa e holandesa. Símbolo da África, souberam preservar sua cultura e manter, ainda a consciência de sua nacionalidade, uma das tribos mais fortes, e marcantes da África.
As mulheres cultivam a terra e as crianças são pastores. Os homens vivem para caça e para a guerra. Vestem-se de peles de animais, que depois de trabalhadas ficam finas como telas. O chefe usa uma pele de leopardo. Moram em choças em formas de cúpulas, sem janelas e facilmente desmontáveis. Quando morrem são enterrados sentados, com os olhos voltados para sua cabana.

Referência: www.toutinegra.com.br/.../tropa_zulu/O%20POVO%20ZULU.doc

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Curiosidade: Tribo Hamar


Vivem no Vale Omo no Sul da Etiópia, dedicam-se à agricultura e criação de gado. O ritual de passagem à idade adulta nos homens envolve o salto sobre uma linha de gado, o que os qualifica a poderem-se casar e possuir gado deles próprios. Durante a iniciação dos homens, as mulheres da sua família pedem para ser chicoteadas por outros homens já iniciados (mas que vivem à parte da tribo, por ainda não estarem casados). Durante o chicoteamento mostram alegria, e não demonstram sinais de dor deixando este ritual as suas costas com profundas marcas. A explicação para este fato está relacionada com a criação de laços profundos com o iniciado, que perante situações mais difíceis lembrar-se-á do que a mulher passou e ajudá-la-á. A profundidade das marcas é no fundo a prova do que a mulher sofreu pelo irmão. As raparigas mais novas são desencorajadas a passar por este doloroso ritual e as mais velhas que o rejeitem são de certa forma discriminadas. A moça da foto estava com o corpo completamente coberto de barro e irá ficar assim durante três meses sem possibilidade de tomar banho.

Referência: http://prowebpt.com/2009/02/12/5-tribos-do-mundo/

sábado, 14 de novembro de 2009

Dança: Kuduro


Estilo de música e dança Angolana. Dança recreativa de exibição individual ou em grupo. Fusão da música batida, com estilos tipicamente africanos, criados e misturados por jovens Angolanos, entusiastas e impulsionadores do estilo musical, adaptando-se a forma de dançar, soltando a anca para os lados em dois tempos subtilmente, caracterizando o movimento do bailonço duplo. Da dança Sul-Africana denominado " Xigumbaza ", que significa confusão, que era dançada pelos escravos mineiros, enquanto trabalhavam mudos, e surdos só as vozes das botas se faziam ouvir como um canto de revolta, adaptando-se ao estilo musical Kuduro nasce, o Esquema ou Dança da Família. Dança da Família por ser dançado geral em grupo exercitando o mesmo passo varias vezes em coreografia coordenada pelos participantes na dança. Dançada normalmente em festas ou em discotecas.

Referências:
http://educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=62

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Curiosidade: Tribo Shilluk


Preferem ser conhecidos por Chollo. Residem no Sudão em ambas as margens do Rio Nilo. São agricultores sedentários. Falam um dialeto conhecido por dhok-Chollo (onde dhok significa boca no dialeto local). O ritual de passagem à idade adulta envolve serem sujeitos a cortes na testa que quando cicatrizam ficam com a aparência de pequenas saliências características.

Referência: http://prowebpt.com/2009/02/12/5-tribos-do-mundo/

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dança: Kabetuda


É uma dança carnavalesca da região do Bengo, exibida em saracoteios bastante rápidos seguidos de alguns saltos acrobáticos, os bailarinos apresentam-se vestidos de camisolas interior, normalmente brancas, ou de tronco nu de duas Ponda saia feita de lenços de cabeça em estilo rectangular fixada por uma Ponda (cinta vermelha ou preta), amarrando um lenço na cabeça e outro no pulso, utilizando também um apito para a marcação da cadência rítmica do "comandante"

Referências:
http://educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=62

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Escravos


O escravo era considerado como coisa, era vendido como peça, contado ou pesado, trocado,legado ou herdado é por si mesmo, a mais fabulosa somação de sofrimento, de dores e desgraças.Costume este incorporado mais tarde ao Código Penal do Império,a lei impunha a pena de no máximo duzentos açoites nas grandes cidades, mas no interior, nas minas e nas senzalas, os senhores aplicavam-na no escravo arbitrariamente.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Danças tribais;


Danças Tribais Uma forte característica trazida para o Estilo Tribal das danças tribais é a coletividade. Não há performances solos no Estilo Tribal. As bailarinas, como numa tribo, celebram a vida e a dança em grupo. Dentre as várias disposições cênicas do Estilo Tribal estão a roda e a meia lua. No grande círculo, as bailarinas têm a oportunidade de se comunicarem visualmente, de dançarem umas para as outras, de manterem o vínculo que as une como trupe. Da meia lua, surgem duetos, trios, quartetos, pequenos grupos que se destacam para levar até o público esta interatividade.

Referência: www.wikipedia.com.br

sábado, 7 de novembro de 2009

Brincadeiras dos meninos

Um africano diz:"Um dos nossos brinquedos mais preferidos era até o de fingirmos de bando de cangaceiros, com espadas de pau e cacêtes no ombro.
CAPA-B0DE - brincavam os meninos brancos, filhos ou sobrinhos do Senhor do engenho, armavam o capa bode, espécie de espremedor de cana de açúcar.
GALINHA GORDA
CAPITÃO DE CAMPO AMARRA NEGRA
BAMBÁ
CORRIDAS DE CAVALO DE PAUS
PAPAGAIO DE PAPEL
COLEÇÃO DE PEDRAS COLORIDAS, INSETOS, CAIXINHAS
PEGAR CAMALEÕES E TIJUAÇUS

Referências: http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/curiosidades.htm

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cultura das tribos!


As tribos africanas tem muitos hábitos estranhos, mas que para eles significam muito na sua cultura. Como exemplo temos algumas tribos. A Tribo Mursi na Etiópia costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, costuma por também, no lóbulo da orelha. As mulheres da tribo Ndebele em Lesedi na África usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado.

Referência: http://bocaberta.org

Algumas das Tribos Africanas mais populares...


Os Bantos constituem um grupo localizado principalmente na África subsariana que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. A unidade deste grupo, contudo, aparece de maneira mais clara no âmbito lingüístico.
Os Yorubá são um dos maiores grupo étno-linguístico ou grupo étnico na África Ocidental, composto por 30 milhões de pessoas em toda a região. Constituem o segundo maior grupo étnico na Nigéria.
Os Axântis, são um dos principais grupos étnicos da região Axânti em Gana. Os axântis falam Twi, uma Língua Akan similar ao Fanti.

Referência: www.wikipedia.com.br / www.brasilescola.com.br

Um pouco da história da África:

África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espécie humana surgiu; os mais antigos fosseis de hominídeos encontrados na áfrica tem cerca de cinco milhões de anos. O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na áfrica, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades se firam sucedendo neste continente, ao longo dos séculos. Para, além disso, a áfrica foi, desde a antiguidade procurada por povos de outros continentes, que buscavam as suas riquezas.

Referência: www.wikipedia.com.br

Curiosidades das crianças

As crianças eram obrigadas, depois dos 7 anos, dentro de casa, a se comportarem como adultos, vestindo roupas pesadas semelhantes às dos adultos,eram chamados de "fornos ambulantes".
Elas tinham que andar sempre deitadas ou sentadas. As crianças chamavam seus pais de Sr. Pai e Sra. Mãe.
As meninas brincavam de FAZ DE CONTA de mucama(significa auxiliar em serviços domésticos). No interior da Casa Grande elas brincavam de "a Senhora mandando nas criadas e as bonecas eram as filhas"; de alimentação, vestuário, festas, doenças, tratamentos médicos, viagens, visitas.
Os meninos de FAZ DE CONTA de meios de transporte e com os meninos negros de bois de carro, cavalos, burros e cargas; de PEIA QUEIMADA, LASCAR PIÃO, COMER O PAPAGAIO, BELISCO do pintinho que anda pela barra de 25, BANHOS em repressas, açudes e rios, BODOQUE em lagartos e aves, trepar árvores.

Referências: http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/curiosidades.htm

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Introdução básica...

Aqui vai uma pequena introdução, explicando o porquê de termos escolhido as Tribos Africanas para tratar nesse trabalho! Bom, de começo tínhamos escolhido os Aborígenes, pois foi um dos mais falados (e "cantados") em aula, e após pesquisar também foi o que mais nos chamou atenção! Mas vendo que todos iriam fazer sobre este mesmo assunto, resolvemos mudar, pois se não os blogs ficariam muito repetidos, pois na maioria das vezes as fontes de pesquisa são as mesmas, e também ninguém pegaria os outros temas, que também achamos legal serem tratados! Por fim resolvemos fazer das Tribos Africanas, por existirem mais fontes de pesquisas, tanto na internet, em livros, ou noticias que saem nas revistas atualmente, pois realmente as tribos africanas são mais conhecidas, e faladas!